E geral@fundoarquitecturasocial.pt
T +351 962364460 / +351 933804511

Copyright 2007-2012
Built with Indexhibit

ATRAVÉS DO LANÇAMENTO DE ACTIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-CULTURAL O FAS PROCURA
INCENTIVAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DENTRO DE UM BAIRRO, PROCURANDO FORTALECER
AS DINÂMICAS E ECONOMIA LOCAIS.

É uma Feira aberta a todos que se realiza no Largo de Santa Cruz do Castelo, no bairro do Castelo, que apresenta os artesãos, artistas, moradores e lojistas locais, onde serão colocados à venda produtos caseiros, artesanais, velharias, ou especialidades de comércio local.
Pretende-se com esta feira dinamizar o bairro, trazendo mais um momento de convívio e a possibilidade de cada interveniente poder vender alguns produtos ou trocar por outros, trazer mais visitantes ao bairro e impulsionar os estabelecimentos locais.
A feira integra animação cultural com um pequeno palco para actuações de grupos locais.

Inscrições abertas para participantes (lotação até 26 bancas e por ordem de pedido).
Para mais informações e inscrições contactar geral@fundoarquitecturasocial.pt ou hacastelo@gmail.com.
Produção FAS e Há Castelo

Organização: Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
Apoios: EGEAC, Grupo Desportivo do Castelo, Turismo de Lisboa, Papelaria Vidal, Tintas CIN, Loja do Saco e A Leiriense.
Agradecemos o especial apoio do Sr. José Ferrão e dos vários voluntários na execução das mesas da Feira.
Participação Especial: Escola Básica EB1 nº10 do Castelo
Colaboração: Fernando Sabina - produção musical.

PROGRAMADAS

Feira do bairro do Castelo
A feira realiza-se sempre no último sábado de cada mês. Para o ano de 2015 será nos dias 31 Janeiro, 28 Fevereiro, 28 Março, 25 Abril, 30 Maio, 27 Junho, 25 Julho, 29 Agosto, 26 Setembro, 31 Outubro, 28 Novembro e 12 Dezembro.
Horário: entre as 10h e as 18h (inverno) e as 10h e as 19h (verão).

REALIZADAS

10.05.2014 1ª Feira do bairro do Castelo. O Fundo de Arquitectura Social e a associação Há Castelo promoveram e produziram a Feira do Castelo, com organização da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Desenvolveu-se no Largo da Igreja de Sta Cruz, local que se encontra actualmente subvertido, servindo de estacionamento, e não como espaço de usufruto para a população local. Foram distribuídas 27 bancas por moradores, artistas e artesãos locais e comerciantes do bairro, promovendo um dia de festa no Largo, devolvendo-o ao uso de todos. Houve ainda 2 concertos que deram a conhecer grupos locais de música, os Sardinhas com Bigodes e um grupo de guitarras portuguesas da Escola Museu do Fado.

28.06.2014 2ª Feira do bairro do Castelo. À semelhança da anterior edição, a feira desenvolveu-se no Largo de Sta Cruz do Castelo. Houve várias actuações ao longo do dia pela Escola de Fado da Mouraria, o grupo local Saraka e ainda espectáculos de rua de artes circenses pelo Chapitô.

26.07.2014 3ª Feira do bairro do Castelo. Mais uma edição da feira, com muita animação pelo grupo Polo Brass Band e a Escola de Fado da Mouraria. Os chapéus fornecidos pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior ajudaram a tornar o ambiente mais fresco e acolhedor, garantindo sombras na área da feira e espectáculos. O Chapitô contribuiu com grandes momentos de espectáculos de rua, animando de forma única o Largo de Sta Cruz.

27.09.2014 4ª Feira do bairro do Castelo. A tão anunciada chuva não conseguiu demover os nossos feirantes e acabou por ser mais uma edição de sucesso, com muita animação e boas vendas! E venha mais uma!

25.10.2014 5ª Feira do bairro do Castelo. Desta vez contou com um grupo musical muito animado e completo, com contrabaixo, harmónica, guitarras e tambor. Muitos visitantes durante todo o dia ajudaram a animar a festa!

06.12.2014 6ª Feira do bairro do Castelo. Na última feira do ano tivémos sol e muita música. Bubacar Djabaté começou a festa e o grupo "Mistiçú" de Cabo Verde continuou a animar o bairro. Houve dança no Largo!