E geral@fundoarquitecturasocial.pt
T +351 962364460 / +351 933804511

Copyright 2007-2012
Built with Indexhibit

APÓS UM TRABALHO DE LEVANTAMENTO E PESQUISA HISTÓRICA, CULTURAL, ARQUITECTÓNICA, SOCIAL E ECONÓMICA DO BAIRRO, CONCLUÍMOS SER FUNDAMENTAL DESENVOLVER UMA SÉRIE DE ACTIVIDADES QUE PROMOVAM A DINAMIZAÇÃO LOCAL A VÁRIOS NÍVEIS, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ECONÓMICO E CULTURAL DO BAIRRO, PARA QUE ESTE PERMANEÇA VIVIDO E HABITADO. TORNA-SE URGENTE CRIAR AS CONDIÇÕES PARA QUE ESTE SE MANTENHA UM BAIRRO HABITACIONAL. INTERVIR DE MODO A POTENCIAR OS RECURSOS LOCAIS E TRADIÇÕES QUE O DEFINEM.

Consideramos que a criação de um espaço comunitário, a ser ocupado pelas várias colectividades e associações do bairro: Grupo Excursionista do Castelo, Grupo Desportivo do Castelo, Fundo de Arquitectura Social e associação Há Castelo para usufruto da população local, preenchido com programas de índole social e cultural possa combater a actual desertificação do bairro, procurando devolver-lhe uma vida comunitária e diversificada.
Propômos a reabilitação/ conservação e ocupação de um edifício camarário devoluto e degradado para edifício Moralá Castelo. Nestes espaços que se pretendem dinâmicos, iremos desenvolver um trabalho conjunto com as associações locais e população do bairro, além do apoio de uma série de parcerias locais que têm vindo a ser fortalecidas.
Tem sido crucial envolver a população local na realização das diversas tarefas que visam a implementação e desenvolvimento do projecto e a criação de emprego e formação profissional.
A maior parte das actividades a ser desenvolvidas no Projecto Moralá Castelo serão desenvolvidas neste edifício.
Nota: qualquer destes trabalhos pressupõe a integração de uma equipa de moradores do bairro, na prestação de serviços, de forma comunitária e participativa, tal como tem acontecido até agora no Projecto Moralá Castelo

Patrocínios: Tintas CIN, Sanitana

31 de Outubro de 2014

LIMPEZA DO JARDIM E SALAS DE TRABALHO NO EDIFÍCIO MORALÁ CASTELO

A equipa FAS juntamente com alguns moradores do bairro do Castelo dedicaram-se à primeira limpeza do jardim e algumas salas de trabalho do edifício Moralá Castelo. Foram dois dias de trabalho para a equipa: Joaquim, Rodrigo, Graça, Catarina, Carlos, Rui, Luis, Sílvia, Inês, Raquel e Patrícia.