E geral@fundoarquitecturasocial.pt
T +351 962364460 / +351 933804511

Copyright 2007-2012
Built with Indexhibit

OFICINAS DE ARQUITECTURA PARA CRIANÇAS

O PROJECTO EDUCATIVO DO FUNDO DE ARQUITECTURA SOCIAL PRETENDE APROXIMAR AS TEMÁTICAS DA ARQUITECTURA DE UMA MANEIRA LÚDICA E EDUCATIVA ÀS CRIANÇAS.

Realizamos oficinas de arquitectura para crianças em sessões de trabalho continuadas nas escolas ou em parceria com associações culturais. São oficinas direccionadas para o 1º ciclo do Ensino Básico num projecto educativo que pretende actuar de forma a estimular a participação activa de toda a comunidade nos processos de desenvolvimento urbano e social, dando a conhecer as componentes espaciais, materiais e conceptuais da arquitectura. Começamos por lhes apresentar noções básicas da profissão através da visualização de alguns exemplos construídos, da explicação sobre as ferramentas que usamos no dia-a-dia de trabalho e dos vários materiais disponíveis para conceber os espaços. Através do desenvolvimento de cada oficina, ajudamos à compreensão das várias fases de projecto para cada exercício que propomos e orientamos o saber trabalhar em equipa. Vão utilizar diferentes técnicas como: o desenho, a maqueta, a escrita e a apresentação oral. Acrescentamos ao programa uma visita a um espaço ou a visualização de um filme/ documentário ou o contributo de um convidado especial. Ajudamos no desenvolvimento do olhar crítico e atento sobre o que os rodeia e a curiosidade em descobrir o desconhecido. Incentivamos a criatividade e a liberdade de expressão. Levamos à compreensão do importante papel cívico de cada um, tendo em conta o desenvolvimento equitativo e qualitativo da sociedade.

"Uma criança habituada a ver e transformar as coisas tornar-se-á criativa e nunca se aborrecerá." Bruno Munari

Apoio: PAU marceneiros Muito obrigada PAU marceneiros!

OFICINAS JÁ REALIZADAS

“Cria o teu abrigo” com a turma do 4º ano da Escola EB1 nº10 do Castelo em Maio de 2015.

Após o primeiro dia de apresentações, discussões sobre a profissão de arquitecto e apresentação do projecto da semana, fomos todos passar a manhã ao Jardim Botânico de Lisboa, desenhar e recolher materiais naturais para a construção da maqueta dos abrigos de cada um.
Entre textos, histórias, desenhos e maquetes, passou-se uma semana a pensar e projectar abrigos de várias espécies. Que imaginação!

“Vamos melhorar o bairro” com a turma do 2º ano da Escola EB1 nº10 do Castelo em Abril de 2015.

Cinco dias com os 21 arquitectos que conheceram a nossa profissão, foram para a rua desenhar e entrevistar, tiveram ideias para melhorar o bairro, discutiram-nas em grupo, escreveram-nas, inventaram novos edifícios para o bairro e construíram-nas em maquetas. E ainda tiveram tempo para conhecer o novo Logradouro do Recolhimento e fazer uma visita ao Sr. Ferrão que está a produzir os manequins para os fatos das marchas do Castelo que vão estar na Exposição "Estória e Histórias de uma marcha popular". Grande semana. Obrigada meninos!

“À descoberta do Castelo” com as turmas do 3º e 4º anos da Escola EB1 nº10 do Castelo em Janeiro e Fevereiro de 2015.

O tema pretende promover um exercício que vai explorar os diferentes espaços no Castelo, despertando a memória e o olhar e despoletar a imaginação para a criação de um novo espaço.

Durante a semana de trabalho, iniciada com uma apresentação sobre a arquitectura e o trabalho do arquitecto, foram desenvolvidos vários desenhos tanto de observação no exterior, no Castelo de São Jorge, como de expressão em pastel e desenho rigoroso como base para uma maqueta de grupo. Foi depois desenvolvida uma maqueta por grupo e criado um texto individual que despoleta a imaginação de cada um relativa a cada castelo inventado. No final, houve as apresentações dos trabalhos à sala.

--

"A nossa Lisboa"
Criação de produtos de Lisboa para venda na Feira do Castelo: angariação de fundos para a Escola, na Escola EB1 nº10 do Castelo em Abril de 2014.

Realizámos a Oficina de Arquitectura com 2 turmas do 3º e 4º ano da Escola Básica EB1 nº10 do Castelo. As crianças produziram mini-maquetes de edifícios e elementos tradicionais lisboetas, postais com motivos de Lisboa e mini-cordas de roupa estendida das janelas de Lisboa.
Com este trabalho pretendeu-se que os alunos desenvolvessem um olhar mais atento sobre a cidade onde vivem, desenhando edifícios ou elementos característicos da cidade. Os trabalhos resultantes desta oficina serão postos à venda na Feira do Castelo, organizada pelo FAS, a realizar-se no próximo dia 19 de Abril no Largo de Sta Cruz no Castelo. O valor angariado reverterá a favor da Escola.


--

“O que propões para o teu bairro” na Escola EB1 nº10 do Castelo em Outubro de 2013.

O tema pretende promover um exercício que questiona as condições do bairro pelas crianças que nele habitam através da descoberta da arquitectura e da compreensão das cidades.

Com a apresentação de algumas noções básicas do que é a arquitectura, os alunos foram desafiados a propôr melhorias no percurso casa-escola. Foi promovido o desenvolvimento de trabalhos em grupo, num projecto que incluiu uma série de fases complementares e evolutivas, desde inquéritos a alguns moradores e comerciantes no bairro com o intuito de perceber que lacunas existem no bairro e quais as propostas que esta população tem para melhoria, à concretização de desenhos das ideias comuns, à construção de maquetas e textos, terminando com a apresentação final dos trabalhos perante a classe. 

Colaboração: Rita Catarino - ilustração.